Decoração para Casamento | Dicas e inspirações da cerimônia à festa.

1287
6min de leitura

Tudo que precisa saber na hora de contratar a decoração do seu casamento.

Dando continuidade à série com dicas para decoração de casamento, vou abordar o assunto de maneira bem mais ampla do que no artigo anterior. Antes abordei o tema enfatizando a importância da escolha da paleta de cores do casamento. Se você não viu, clique aqui e veja as dicas.Tá, eu já sei quais as cores vou querer no meu casamento, e agora? Vamos lá! Agora vem uma das partes mais complicadas nessa etapa onde vai definir qual será a decoração do grande dia. Por isso, aconselho que os noivos busquem um profissional qualificado para auxiliar nesse planejamento. Vou começar dando dicas de como encontrar o melhor profissional de decoração de casamento para você.

Qual o melhor profissional de decoração para casamento?

Há milhares de profissionais de decoração espalhados pelo Brasil, com estilos, preços e personalidades diferentes, como eleger a equipe de decoração certa no meio de tantas referências e novidades? Quando abordei o tema sobre a escolha da paleta de cores do casamento falei sobre como a decoração se torna a identidade visual do evento, além de refletir a personalidade dos noivos.Além de escolher um profissional experiente é preciso que este esteja capacitado para compreender os gostos e desejos da noiva e do noivo, que nem sempre são iguais, e transformá-los em arte! Ou seja, é preciso empatia e conexão entre os noivos e o profissional de decoração. Em outras palavras a vibe precisa bater entre vocês. Lembrem-se sempre que ao contratar um profissional para o seu casamento, você está confiando a ele aquela tarefa, para que o dia mais importante de suas vidas esteja do jeito e gosto de vocês. Por esta razão, você deve se preocupar em balancear empatia e orçamento. Nem sempre o mais caro é o melhor para você, bem como nem sempre o mais barato irá atendê-los como precisam. Equilíbrio sempre!

Dando continuidade as dicas de decoração de casamento vou tocar em outro assunto importante, que têm ligação com o que disse anteriormente. Torne o ambiente bonito e charmoso, desta maneira os noivos e os convidados estarão em um clima agradável e aconchegante. Legal, mas como?Definir o seu estilo, local e horário do casamento é o primeiro passo. É importante, também, saber usar o que temos disponível, tanto pelo ambiente escolhido quanto pelo orçamento disponível. Quando falo do ambiente me refiro tanto ao local da cerimônia quanto ao local da recepção e festa. Com isso, devemos nos preocupar com a arquitetura do local para que a montagem do evento destaque os noivos, mesmo que seja nos detalhes. Objetos modernos para os mais antenados, tecidos florais para os mais românticos, clima de praia ou clima de campo, até objetos, interferências que mostrem o que representa o casal como unidade. O importante é que a vibe dos noivos esteja presente, desta maneira eu garanto que vai ouvir muitos “Nossa! Está a sua cara!”.

Você sabia que a decoração de casamento não para nos arranjos, mesas e detalhes? Ela vai muito além disso, já que a iluminação do ambiente é parte vital dela. Converse com a equipe de decoração sobre como gostaria da iluminação, onde gostaria de dar destaque e onde não tem tanta importância, contudo volto a repetir: “Equilíbrio é tudo!”Você pode estar se perguntando nesse momento: Mas eu contratei um profissional, preciso me preocupar com isso tudo? A equipe de decoração resolve para mim! Cuidado! Já citei anteriormente que um olhar amplo do casamento é importantíssimo para que tudo esteja em harmonia. Você já pensou que a iluminação da pista de dança, que na maioria das vezes é de responsabilidade do DJ ou até da banda, pode interferir muito na decoração do seu casamento? Ou que uma luz pontual muito forte em cima do bolo pode estragar suas fotos? Imagina uma mesa de bolo linda, porém mal iluminada em alguns pontos. Imaginou como as fotos ficariam? Pois é, equilíbrio é tudo.Isso não quer dizer que você tenha que interferir em todo trabalho de decoração, mas como o dia é seu e está pagando por isso, aconselho que se certifique que tudo estará perfeito.

Dicas de decoração para cerimônia de casamento.

Sem dúvidas a cerimônia matrimonial é o ponto alto do casamento. Parentes e amigos reunidos com as melhores energias para os noivos. Por isso é importante que tudo esteja perfeito no local da cerimônia, seja na igreja ou ao ar livre.As opções aqui também são vastas já que vocês noivos, podem escolher arcos, arranjos, tapetes, luzes, objetos e mobiliários, desde que permitido pelo local escolhido. No caso de igrejas as opções diminuem um pouco frente à tradição do local.Para a nave, aquele caminho percorrido pela noiva, noivo, daminhas, pajens, pais e padrinhos até o altar, o casal pode optar, além do tradicional tapete vermelho, por outros tapetes como palha, pétalas de rosas, vidro iluminado ou espelho. Além dos arranjos laterais que podem conter objetos e flores que harmonizam com a decoração do local. É comum também, algumas decorações conterem arcos com flores, galhos e ramos.Para o altar, onde será celebrada a cerimônia do casamento, pode-se optar por móveis rústicos para os noivos mais descolados ou mesas espelhadas para os mais modernos, por exemplo. Aqui, também cabe um arco ou gazebo com objetos pendurados compondo a cena. Comumente vejo velas e flores nessas situações, mas também já ví cortinas de luzes nesse ambiente que ficaram muito bonitas e deram um efeito incrível nas fotos do casamento.

Dicas de decoração para a mesa do bolo.

Para não ser tão repetitivo vou te poupar daquele papo de harmonia, gosto do casal, iluminação, etc e vou colocar algumas fotos de mesa de bolo para você se inspirar. Elas vão do clássico ao rústico e, em todas, você vai encontrar detalhes dando o tom da decoração. Seja pelas flores, arranjos, velas, objetos ou até mesmo o topo do bolo. Vale lembrar que seu bolo de casamento pode ser natural ou artificial, ambos com seu charme desde que bem trabalhados.

Mais algumas dicas para a decoração de casamento.

Já falei sobre paleta de cores, decoração da cerimônia e decoração da mesa do bolo. Agora vou dar algumas dicas para a decoração da festa de casamento, beleza?Nesse ponto uma das questões que o casal deve se preocupar é com a circulação e comunicação entre os convidados do casamento. Mesas muito próximas e muitas cadeiras por mesa deixam o convidado desconfortável e complica a circulação dos mesmo pelo ambiente, além de dificultar bastante a vida dos garçons, fotógrafos, videomakers, e outros profissionais de casamento envolvidos no andamento do evento.Essa questão de circulação é muito importante no que diz respeito à comunicação entre seus convidados, deve-se atentar aos arranjos de mesa. Caso sejam muito grandes e baixos podem atrapalhar a interação entre eles. Opte por arranjos menores quando baixos e altos quando mais volumosos. Assim, todos estarão sem obstáculos para colocar o papo em dia.

Alô noiva, alô noivo! Tudo bem até aqui? Espero que sim. Vocês já pensaram que o teto pode ser usado como suporte para decoração? Pois é, muitas vezes esquecemos dele, mas é um trunfo incrível para deixar a decoração ainda mais aconchegante.A última coisa que tenho para falar sobre decoração, prometo. Que tal dar seu toque pessoal criando vocês mesmos alguns elementos na decoração? Garrafas de vidro suspensas com flores dentro, plaquinhas de sinalização, varal de fotos ou até mesmo aquele cantinho especial onde vai posar para as fotos de família. Tudo isso é simples de se fazer e pode gerar aquela economia que você precisa para contratar o profissional de decoração de casamento dos sonhos. Que tal?

Se gostou dessas dicas deixe seu like e seu comentário dizendo o que gostaria de saber sobre o mundo dos casamentos. Muito obrigado e até a próxima!

Autor do Blog: Gabriel C. Amendoeira é carioca, residente no interior de SP, fotografo de casamento desde 2012 e formado em Relações Públicas.

Decoração para Casamento | Dicas e inspirações da cerimônia à festa.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

Decoração para Casamento | Dicas e inspirações da cerimônia à festa | Paleta de cores

Celebrações Alternativas de Casamento: Torne Seu Grande Dia Verdadeiramente Único!

Olá! Aqui é o Amendoeira! Estou pronto para eternizar o seu dia!
Logo do Whatsapp