Decoração para Casamento | Dicas e inspirações da cerimônia à festa | Paleta de cores

1417
5min de leitura

Vou me casar, e agora!? Calma! A data mais importante da sua vida está chegando e aqui você poderá encontrar dicas e inspirações para tudo ficar perfeito.

Para inaugurar esta série vamos abordar o tema decoração. Mas não só falando o que precisa se preocupar na hora de contratar seu fornecedor, mas também com dicas de um profissional que vive frequentemente essa rotina e com inspirações tiradas dos casamentos em que esteve presente.

Quando falamos em decoração de casamento de cara já aparecem várias opções e estilos, mas qual é a mais adequada para você? Essa pergunta é muito importante, mas eu faria ela de maneira diferente. O que você gosta? Qual o seu estilo? Quanto pode investir na decoração do casamento? Todas essas perguntas devem ser feitas antes de começar suas pesquisas por fornecedores e inspirações.Pensando em você noiva e em você noivo, preparei essa série com muitas dicas pessoais e inspirações que fotografei nos casamentos em que estive presente. São várias idéias e modelos de decoração para sua cerimônia e sua festa, porém podem ser aplicadas em diversos eventos sociais como Bodas, Festas de 15 anos, Formaturas, etc.

Dicas de decoração para sua cerimônia.

Com certeza a cerimônia é a parte mais importante de um casamento. Alí os noivos irão selar seus votos matrimoniais para a eternidade, seja ela na igreja, cartório ou ao ar livre. Por isso é importante que tudo esteja perfeito para esse momento, incluindo a decoração.

Se vocês, noivos, não estão seguros quanto ao que escolher para a decoração da cerimônia, preze pelo simples. Lembre-se, em muitos casos a beleza está nos pequenos detalhes.

Já vou falar dos estilos de decoração e as opções, porém preciso falar para vocês sobre algo muito importante na decoração que é a paleta de cores do seu casamento. Eita! Complicou, o que é isso!? Calma que já vai entender.

As cores do casamento ditam seu estilo e são um ponto importante na decoração. Quando for contratar um decorador para o grande dia, não esqueça de abordar esse assunto com ele. Afinal você não vai querer uma salada de cores na sua cerimônia e na sua festa né!?

Essa combinação irá criar a identidade visual do seu casamento e, por isso, é um item indispensável no check list que faz toda a diferença.

Para definir suas cores é preciso olhar para o gosto dos noivos e para o evento como um todo, não só cerimônia ou festa isoladamente. Tudo precisa estar em harmonia, sejam vocês um casal mais descolado ou mais clássico

Para isso dar certo é preciso que já tenham o horário e local da cerimônia e festa definido, para que o ambiente e o estilo do mobiliário estejam em harmonia com os tons que serão escolhidos. Além disso, decidir se o casamento será clássico, moderno, romântico, rústico chic e em locais como buffets, salão de festas, em casa, no campo ou na praia deve fazer parte dessa etapa do projeto.

Tá, mas como vou saber a cor certa para o meu casamento? Vamos lá! Aqui vão algumas dicas para seleção da paleta de cores de acordo com o estilo do casal.

Casamentos com a predominância do preto e do prata não são bons para praia ou campo, já que combinam bem para espaços fechados como Buffets e Salões de Festa. Por serem cores que trazem sofisticação ao ambiente, harmonizam mais para eventos realizados à noite.

Já o Laranja e o Turquesa casam bem com ambientes abertos, principalmente na praia, onde as cores quentes e vibrantes ficarão em mais harmonia.

Contudo, em todos os casos o equilíbrio deve ser mantido incluindo alguns detalhes em tons mais neutros como branco, bege ou cinza, por exemplo.

É importante ter em mente que as cores do casamento vão compor uma infinidade de detalhes na decoração já que estarão presentes nos arranjos, nas toalhas de mesa, suplás, e podem até fazer parte de outros itens como bolo, topo do bolo, vestido das madrinhas, ternos dos padrinhos, lembranças do casamento e até mesmo no vestido da noiva e terno do noivo. Isso tudo irá reforçar o estilo e clima do evento.

Como toda regra tem sua exceção, misturar estilos também é possível, desde que se mantenha a harmonia, estilo e gosto pessoal do casal.

Você sabia que as cores têm significado? Caso vocês não tenham preferência por uma cor ou outra, é possível transmitir seu estilo através da psicologia das cores. Uia! Como é isso? Todos sabemos que o rosa é tido como romântico, o vermelho traz um caráter mais sexy, o preto mais sofisticado e assim em diante. Aqui vão mais alguns significados das cores mais comuns em casamentos:

Branco: Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio.

Amarelo: Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.

Azul:  A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade.

Cinza: Esta cor neutra corresponde à estabilidade e solidez. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados.

Roxo: O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo.

Rosa: É a cor do romantismo e da delicadeza. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência.

Laranja: É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo.

Verde: Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.

Marsala ou Vermelho: Esta cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.

Marrom: Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

- Ah! Que legal! Mas se eu quiser montar minha própria paleta de cores?- Sem problemas! Encontrei um artigo na internet, escrito pelo designer Max Denvir, com 4 ferramentas gratuitas super fáceis de mexer que podem ajudar você nessa tarefa.- Eu quero! Me manda?- Só entrar nesse link que está tudo lá bem explicadinho.

Espero que tenha gostado destas dicas e que elas ajudem vocês a organizar o seu casamento. Deixe seu comentário me contando o que achou dessas dicas e o que gostaria de saber numa próxima postagem.

Autor do Blog: Gabriel C. Amendoeira é carioca, residente no interior de SP, fotógrafo de casamentos desde 2012 e formado em Relações Públicas.

Decoração para Casamento | Dicas e inspirações da cerimônia à festa | Paleta de cores

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

Decoração para Casamento | Dicas e inspirações da cerimônia à festa.

Celebrações Alternativas de Casamento: Torne Seu Grande Dia Verdadeiramente Único!

Olá! Aqui é o Amendoeira! Estou pronto para eternizar o seu dia!
Logo do Whatsapp